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COTAÇÕES

Este espaço é destinado ao envio de informações e denúncias que possam revelar atos de fraude, suborno, assédio e outras práticas em desacordo com os princípios de ética estabelecidos no Código de Conduta da Usiminas.

O Canal Aberto pode ser utilizado pelos seguintes públicos:

  • Empregados
  • Administradores
  • Clientes
  • Fornecedores
  • Investidores
  • Poder público
  • Comunidade
  • Demais setores da sociedade civil organizada

Transparência e imparcialidade

A ferramenta funciona com os princípios de transparência e imparcialidade. Quem usa o Canal Aberto tem a identidade preservada, e as informações recebidas são tratadas com sigilo.

Você pode registrar uma denúncia pelo formulário online ou pelo telefone 0800-276-2011 (ligação gratuita). Aguarde na linha para receber as instruções e descreva a denúncia de forma objetiva. Você terá 2 minutos para deixar sua mensagem.

Entenda como funciona o processo dos nossos canais de denúncias

O que é o Canal Aberto?

É um meio adequado e anônimo para a comunicação de denúncias que possam revelar atos de fraude, corrupção, suborno, assédio etc. no âmbito das empresas Usiminas.

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O que pode ser denunciado por meio do Canal Aberto?

Atos de fraude, corrupção, suborno, assédio, furto e outras práticas em desacordo com os princípios de ética estabelecidos no Código de Conduta da Usiminas.

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Quem pode utilizar a ferramenta?

Ela pode ser utilizada pelos públicos com os quais a companhia se relaciona: empregados, administradores, clientes, fornecedores, investidores, poder público, comunidade, imprensa e outros setores da sociedade civil organizada.

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Há limites no número de denúncias por pessoas?

Não haverá limite no número de denúncias que uma pessoa poderá enviar. Mas é importante que elas estejam de acordo com o propósito do Canal Aberto.

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É possível fazer denúncias anônimas?

Sim. O anonimato do autor será garantido, a não ser que ele opte por se identificar.

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Quem será responsável pelo gerenciamento das denúncias?

As denúncias são encaminhadas ao Comitê de Conformidade, integrado por representantes de áreas multidisciplinares, com as seguintes atribuições: deliberação sobre cada denúncia recebida, encaminhamento da denúncia à área responsável pela apuração e retorno do resultado da apuração.

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Em quais meios os usuários poderão efetuar denúncias?

As denúncias podem ser registradas no link canalaberto.usiminas.com, disponível na intranet e no site da Usiminas, ou pelo telefone 0800-276 2011.

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É possível acompanhar o andamento da apuração da denúncia?

Sim. Este acompanhamento é possível somente para aqueles que registraram a denúncia no formulário online, no canalaberto.usiminas.com. O usuário recebe uma senha exclusiva, que deverá ser utilizada sempre que quiser acompanhar a apuração. O resultado pode ser qualificado de três maneiras: "Em apuração", quando a denúncia ainda estiver em análise; "Concluída", já com o retorno de como a denúncia foi tratada; "Desqualificada", quando a conclusão aponta para uma informação que não condiz com a verdade ou que não atende ao propósito do Canal Aberto.

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Quanto tempo pode demorar para que uma denúncia seja apurada?

Cada denúncia tem uma exigência ou um esforço de apuração particular. Portanto, não há um prazo definido para a apuração. Pretendem-se apurações rápidas, com eventuais reportes intermediários ao usuários.

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Quais critérios definem uma denúncia desqualificada?

Uma denúncia poderá ser confirmada apenas após sua apuração. Porém, denúncias sem a mensagem informada ou com objetivos fora do propósito estabelecido pelo Canal Aberto serão consideradas desqualificadas pelo Comitê de Conformidade.

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Há alguma punição para quem fizer denúncias?

Não. O objetivo do Canal Aberto é facilitar a identificação de irregularidades que possam existir na Usiminas, que estejam em desacordo com o Código de Conduta da empresa. O usuário não é obrigado a se identificar.

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Para denúncias feitas pela intranet, em que o empregado tem sua própria chave de acesso, como garantir o sigilo da identidade?

As informações do empregado, mantidas em sua sessão de usuário na rede, não serão gravadas no sistema desenvolvido especificamente para este canal. Esse sistema segue todos os preceitos de Segurança da Informação adotados pela Usiminas e garante o anonimato para as pessoas que usam o Canal Aberto, mesmo via Intranet.

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Dependendo da gravidade da denúncia, a identidade do denunciante pode ser revelada?

As denúncias abertas como anônimas permanecerão com o sigilo das informações do usuário. Caso o denunciante tenha se identificado no momento do envio da denúncia e o processo de apuração necessite de levantamento de mais detalhes, o denunciante poderá ser envolvido, caso ele concorde em ajudar na apuração dos fatos.

Última atualização em 2014-08-12T12:08:52